Extrusão de alumínio e suas vantagens



Por
admin
28 junho 18
0
Comentários

Ao utilizar alumínio nas construções de peças estamos combinando várias vantagens em um material só. Além de sua beleza, o alumínio confere durabilidade e baixo índice de corrosão.

Ainda que seja bastante usado no mundo todo, não existe apenas uma forma de trabalhar o alumínio. Aqui na Alumax trabalhamos com extrusão de alumínio.

O que é extrusão de Alumínio?

Extrusão é um processo onde o tarugo de alumínio sofre transformação termomecânica – através da ação de calor e de energias mecânicas de compressão -, reduzindo sua seção transversal, isto é, reduzindo sua circunferência –  quando flui através do orifício de uma matriz, também chamado de ferramenta. Podemos traçar uma analogia com a pasta de dente sendo expelida do tubo. Ao final do processo temos um perfil de alumínio.

 

Para que serve a extrusão de alumínio?

 

A extrusão de alumínio seve para fabricar perfis, de seção transversal homogênea, para serem utilizados na fabricação de vários outros produtos de alumínio.

Uma aplicação bastante utilizada é na fabricação de perfis de box para banheiro.

Ao final do processo o perfil tem uma seção transversal e comprimentos constante então, para as empresas que compram perfis, se torna mais fácil trabalhar com esse material padronizado e assim ganhar escalabilidade na sua etapa produtiva.

 

Variedade de perfis extrudados

 

Cada matriz, ou ferramenta, permite criar um perfil diferente. Como falamos acima, dos perfis mais usados são para fazer os chamados kit’s box. Mas podemos ter perfis para janelas, escadas, barramentos elétricos e outra infinidade de perfis. Por exemplo, se você trabalha na indústria fotovoltaica, sua demanda será de perfis voltados para a sua indústria. Então, cada tipo de indústria, necessitará de um perfil diferente.

 

A Alumax trabalha de acordo com a demanda de seus clientes e oferece uma grande variedade de perfis em seu catálogo, que você consegue acessar clicando aqui e conheça nossas ferramentas.

 

Temos também a comodidade de criar a ferramenta que você precisar, dependendo de alguns fatores. Entre em contato com nosso time comercial e tire todas as suas dúvidas.
Vantagens de usar um extrudado

 

1 – Armazenamento

 

Como os perfis são homogêneos, fica mais fácil de planejar o layou t de sua área de armazenamento dos mesmos e otimizar o espaço físico de sua fábrica.

 

2 – Preço

 

Os pedidos são feitos em Kg e não em quantidade de peças então o preço ao fazer um pedido de extrudados tende a ser menor do que quando a compra é feita por unidade.

 

3 – Aproveitamento do tarugo

 

Relacionado ao item anterior, como tudo é feito de maneira automatizada, o aproveitamento do tarugo é muito elevado o que acarreta em mais peças produzidas com a mesma quantidade de matéria-prima.

4 – Capacidades físicas do material

 

Ao final do processo de extrusão, o perfil vai para um forno afim de melhorar suas propriedades físicas como dureza e condutibilidade, então, temos ainda mais vantagens agregadas ao alumínio.

Agora que já conhece o que é um extrudado, sabe o por quê de usar um extrudado e quais suas vantagens, já está apto a tomar a melhor decisão para a sua indústria.