Anodização:
Anodização é um processo químico que pode ser feito em diversos metais, como no alumínio, para proteção e coloração da superfície do metal para aplicação em obras de arquitetura, esquadrias e acabamentos em geral.
O processo consiste em imersão do metal em banho eletrolítico, no qual o metal é ligado à um polo de eletricidade para que em contato com óxido químico do banho, juntamente com a energia, ocorra a coloração do produto de acordo com a tonalidade desejada. Os tons mais comuns encontrados no mercado são Fosco, Bronze (1001, 1002 e 1003) e Preto.
Pintura Eletrostática:
A pintura eletrostática no alumínio é um processo que consiste em pintura com tinta a pó, eletrostática, para coloração da superfície do metal para aplicação em obras da construção civil, esquadrias e acabamento em geral.
O processo consiste em aplicar a tinta com pistolas que carregam o pó com polos negativos melhorando a aderência no metal. Essa pintura normalmente é executada em cabines de pintura, numa linha de produção, com produto passando em baixa velocidade e passando por diversas pistolas de pintura, que pintam o produto por inteiro. Após a pintura, o produto entra numa estufa para perfeita aderência e uniformidade da tinta por todo produto. Após isto, o produto é removido da linha de pintura e finalizado.
As cores mais comuns encontradas no mercado são branco e preto. Porém existem tons diversos, porém em baixo volume.
Sublimação Madeira:
O acabamento amadeirado no alumínio ocorre por meio de sublimação. Esse processo tem como intuito imitar ao máximo o visual amadeirado, como madeira, porém no alumínio.
O processo consiste em pintura do alumínio numa tonalidade específica para este processo, após isto o perfil é coberto pelo filme especial de plástico, com a estampa do desenho da madeira escolhido. Depois o perfil é submetido à temperatura próximo de 200 graus, transferindo a estampa do filme para a superfície do alumínio, por sublimação, deixando todas as superfícies com tonalidade e acabamento amadeirado.