O barramento de alumínio conduz a energia de forma otimizada, sem comprometer a resistência mecânica e sem alterar drasticamente a temperatura. È ideal para médias e grandes construções.
O funcionamento das barras é semelhante aos cabos, algumas têm o ar como elemento isolante entre as fases e para a terra. Outra opção são os isolados em resina, com uso indicado para sistemas que demandam níveis elevados de proteção. Já os mais modernos, conhecidos como “barra colada”, têm seus condutores isolados por filmes plásticos.
“A ‘barra colada’ leva esse nome por suas barras permanecerem absolutamente encostadas umas às outras, o que retira o ar de dentro do invólucro e aumenta substancialmente a capacidade de troca de calor. Esse fenômeno, consequentemente, melhora substancialmente o desempenho dos materiais, além de reduzir as dimensões dos equipamentos e o consumo de matéria-prima”, detalha o diretor da GIMI.
Vantagens do barramento
Um dos principais benefícios é o desperdício zero de materiais. Enquanto sistemas com cabos sempre apresentam descartes de materiais, custo inclusive previsto na etapa de orçamento, no busway a linha é totalmente projetada levando em consideração somente os equipamentos necessários à instalação.
Outra vantagem é o tempo de instalação. O barramento pode ser executado em apenas 20% do tempo requerido pelo sistema com cabos. Ele também oferece maior segurança devido à sua carcaça metálica. O revestimento é responsável por proteger o invólucro contra impactos e ainda dificultar o acesso de qualquer pessoa aos elementos energizados.
O busway é livre de componentes alógenos, muito comuns em capas de cabos e que emitem fumaça tóxica quando queimados.
O barramento elétrico é um item muito utilizado na indústria, sendo indicado para edificações horizontais e verticais.